O Rei te chama para sair de Lo-Debar


Texto: II Samuel 9:3-13
Objetivo: Falar da maravilhosa graça de Deus que nos busca e resgata para devolver-nos dignidade e nos fazer assentar a sua mesa.
Introdução: Ao soberano rei, todo poderoso, maravilhoso, o Rei dos reis o Senhor dos senhores, o único que tem imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem nenhum dos homens viu e nem pode ver, a ele seja a honra a glória e o domínio eterno.
Quando estudamos a soberania de Deus nos encontramos com a verdade e a revelação da sua grandeza. Deus é grande e maravilhoso, insondável, todo poderoso, onisciente e majestoso Rei, a soberania de Deus sinala seu direito, sua autoridade e seu governo impassível e eterno.
Deus não precisa do homem, Deus não precisa de nada e nem de ninguém, e sem dúvida nos busca e nos traz a sua presença. O amor de Deus é incompreensível para nós os crentes que conhecemos nossas limitações e insuficiências. Por isso a historia de Mefibosete tem tanta vigência para nós, na experiência deste jovem impotente e inutilizado pela vida encontramos algo parecido com nossa própria experiência.
- O rei o procura para abençoá-lo
- Esconde-se do rei por medo, não sabendo que orei só quer lhe fazer o bem.
- Tem uma pobre imagem de si mesmo, se vê inútil e não espera nada de bom da vida.
- As pessoas o desprezam porque o considera inútil de vido a sua deficiência.
- O rei o busca e o leva para viver com ele, e o faz sentar a sua mesa sem se importar que esteja aleijado.
I. O que Mefibosete poderia ter sido e não foi na vida.
- Mefibosete vivia em Lo-Debar= Terra sem pasto.
- Lo-Debar= Um povo em Manassés em Gileade, a oeste do Jordão.
- Lo-Debar é sinônimo de terra árida e desgraça.
- Quantos têm estado em Lo-Debar.
- Quantos há que poderia ter sido alguém, mas a vida, os erros de outros ou seus próprios erros o deixaram coxos e incomunicáveis.
- Mefibosete estava destinado a uma vida privilegiada. Era neto do rei Saul, era filho do futuro rei de Israel, Jonatas. Mas em um só dia perdeu tudo. Sua vida instantaneamente mudou e se transformou em um pesadelo, até que o rei foi buscá-lo.
- Muitos de nós fomos golpeados inesperadamente por circunstâncias trágicas e inesperadas na vida, porém o rei está nos chamando para mudar o quadro de derrota.
II. Alguém o deixou cair. II Samuel 4:4.
- A vida acertou golpes fortes em Mefibosete.
- Em um só dia morreu seu avô o rei Saul e seu pai o futuro rei Jonatas, e para completar a tragédia a ama o deixou cair, deixando-o invalido.
- Às vezes a vida é trágica, não tem explicação que console a alma.
- Às vezes temos que continuar avançando no caminho da vida, ainda que não tenhamos respostas aos males passados.
- Às vezes passamos e perdemos mais tempo escondidos tentando entender as culpas e as irresponsabilidades de outros do que avançando para solução de nossas vidas que está nas mãos do rei.
III. O Rei soberano está te chamando. II Samuel 9:3-5.
- A tradição dizia que os filhos reis depostos ou mortos, deveriam ser mortos. Por que representavam ameaça contra o novo reino, Mas Davi chama Mefibosete para abençoá-lo. João 1:14 “ …e o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do pai, cheio de graça e de verdade”
- Por ignorância nós os homens nos escondemos de Deus quando mais precisamos dele. Por ignorância corremos, fugimos daquele que mais necessitamos. Lucas 19:10 “Porque o filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido”.
III. Ainda que aleijado, mas na mesa do Rei. II Samuel 9:13.
- Que maravilhosa ação do rei Davi. Por isso a Bíblia diz que era homem conforme o coração de Deus.
- O rei não precisava de um pobre aleijado como Mefibosete, mas sem dúvida o chama, o busca.
- O rei não busca proveito nem beneficio em Mefibosete, senão o contrário quer usar de misericórdia para com ele e exercer sobre ele sua bondade.
- Assim também Cristo nos chama para bendizer-nos e nos assentar a sua mesa por puro amor e bondade. Lucas 22:29-30 “E eu vos destino o reino, como meu pai mo destinou, para que comais e bebais a minha mesa no meu reino e vos assenteis sobre tronos, julgando as doze tribos de Israel”.
Conclusão: Muitos de nós se soubéssemos antes os que agora sabemos, não teriam perdido tanto tempo escondendo do rei que por muitas vezes nos chamava.
Deus tem preparado um lugar a mesa para os Mefibosetes de hoje.
Você é a pessoa a quem o Rei dos reis está chamando. Se você atender o chamado do rei, hoje começará um novo tempo na sua vida.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »