Pressão arterial elevada afeta as emoções

Pressão arterial elevada afeta as emoções
Uma nova pesquisa sobre a pressão arterial elevada, diz que não aumenta só o risco de ataque cardíaco e derrame, como também afeta a forma como as pessoas percebem as emoções
De acordo com pesquisadores indivíduos com pressão arterial mais elevada do que o normal, não só têm dificuldade em atribuir emoções para passagens de textos que lêem, por exemplo, como também têm problemas em reconhecer expressões faciais como medo, tristeza, raiva e felicidade ao olhar fotografias.
Chamado de “amortecimento emocional”, o fenômeno é uma espécie de resposta reduzida aos eventos positivos e negativos da vida. O problema de pressão afeta a sensibilidade para dor, estresse e emoções em geral.
Os problemas de expressão ao usar textos, ou também no contexto de uma história, por exemplo, podem ser passadas para o diálogo. Sujeitos com pressão elevada podem ter mau desempenho no trabalho, problemas de comunicação e até mesmo de desconfiança.
O amortecimento emocional também é aplicado às emoções positivas, fazendo com que essas pessoas não consigam colher “benefícios” de hobbies, férias, ou mesmo do apoio de amigos e familiares.
Para o novo estudo, os pesquisadores pediram a 106 indivíduos, com idade média de 53 anos, para avaliar as expressões emocionais em faces e frases utilizando um medidor especial chamado de Teste de Percepção de Afeto. A pressão arterial e outros fatores cardíacos foram medidos continuamente durante o teste.
Após o controle para medicação, índice de massa corporal e estado mental, as pessoas com pressão alta se saíram piores quando se tratava de sua capacidade de reconhecer emoções.
A suspeita é que haja mudanças sutis na função cerebral.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »