Sou cooperador de Deus


Sou cooperador de Deus
“Pois nós somos cooperadores de Deus…” (1Coríntios 3.9 – NVI).
É um grande privilégio entendermos melhor quem somos em Cristo. Ele nos fez novas pessoas pelo seu grande poder. Dentre muitas e belas características dessa nova identidade que recebemos, somos filhos amados, santificados pelo seu sangue, livres da morte, do pecado e do inimigo, povo de propriedade exclusiva de Deus. Mas sua intenção vai muito além. Ele quer nos envolver no que lhe é mais precioso: o resgate de pessoas. Assim como somos fruto de muitos que pregaram, oraram, testemunharam, suportaram e nos amaram verdadeiramente, Deus nos quer relevantes e influentes na geração que vivemos. Ele quer nos dar um propósito maior na vida nos fazendo coparticipantes de sua obra, colaboradores de seu trabalho, cooperadores de seu grande empreendimento de salvar vidas. Vamos revisar nosso ensino:
1.O ensino de Jesus – “Vinde após mim, e vos farei pescadores de homens” (Marcos 1.17). Com essas palavras tão simples e diretas, Jesus ensinou seus discípulos que nosso papel é segui-lo intencionalmente, buscá-lo fervorosamente, ouvi-lo atentamente, estar sempre juntos dele. Já o papel do Senhor é nos fazer pescadores de homens. Ele anteviu claramente que o resultado final daquele que o segue é se tornar alguém como ele: um resgatador de vidas.
2.O ensino apostólico – “Filhinhos … jovens … pais…” (1 João 2.12-14). O apóstolo João nos ensina a respeito de um ciclo natural da vida de uma pessoa que conhece a Jesus. No primeiro momento é um recém-nascido, um filhinho que está dando seus primeiros passos, aprendendo o be-a-bá espiritual, conhecendo os fundamentos das verdades do Pai. Ao se desenvolver, chegarão os dias que se tornará jovem, cheio de força para vencer o maligno, de destreza nas armas espirituais para romper cadeias e fortalezas. Mas a maturidade desejada é quando nos tornamos pais espirituais, gerando novos filhinhos, nos comprometendo com o cuidado deles, nutrindo-os no amor e na Palavra do Senhor.
3.O ensino de nossa igreja – Seguindo a instrução de nosso Mestre Jesus, assim como o ensino apostólico, desenvolvemos em nossa igreja um trilho pelo qual queremos que todos os nossos membros passem rumo à maturidade na fé. A primeira estação chama-se Vida Nova, onde acolhemos e damos o primeiro alimento aos recém-convertidos. A segunda estação chama-se Vida Vitoriosa, onde nos adestramos nas armas espirituais, como Palavra, oração e comunhão verdadeira, para vencermos o maligno. Nossos cultos, vida em células e discipulado são estratégias eficazes para esse objetivo. A última estação chama-se Vida Frutífera, quando finalmente chegamos a uma posição de gerar filhos no Senhor, cuidando deles. Aqui está o alvo que todos devem buscar intensamente.
Você está na estação Vida Nova, Vida Vitoriosa ou Vida Frutífera? Você é um filhinho, um jovem, ou um pai? Você que tem seguido a Jesus já se tornou pescador de pessoas? Deus nos fez com um propósito maior de alcançarmos vidas. Devemos nos incentivar mutuamente para crescermos em maturidade naquilo que Jesus nos ensinou. Afinal, é assim que ele nos vê: cooperadores de Deus.
Proxima
« Anterior
Anterior
Proxima »